Pular para o conteúdo principal

Saber só a legislação não basta, é preciso ter sensibilidade.


Recentemente, deparei-me com uma situação um pouco inusitada em um plantão realizado na cidade de Itapecerica da Serra, através do Convênio da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Atendi uma pessoa que me fora indicada para ingressar com uma medida cautelar em face de um determinado Hospital particular, visto que era portadora de câncer e necessitava de tratamento quimioterápico.

Ocorre que, o Hospital alegara que não poderia realizar a cirurgia, tendo em vista que o convênio da paciente não cobria tais exames e cirurgia.

Naquele momento, me senti impotente, de mãos atadas, mas respirei fundo e me coloquei na situação daquela pessoa que estava à minha frente. Mulher frágil, com olhar de cansaço e certo descontentamento por atravessar aquela situação.

Imbuído do espírito jurídico e social, informei àquela mulher quais seriam os seus direitos e as medidas cabíveis para a propositura da ação pertinente.

Imediatamente, esta mulher me questionou sobre a possibilidade de ingressar com a referida medida através da Assistência Judiciária, visto não ter condições financeiras para sua propositura.

Sem hesitar, respondi que a Lei n.º 1.060 de 5 de fevereiro de 1950, estabelece que a concessão de assistência jurídica gratuita, era possível mediante a configuração dos critérios estabelecidos em seu artigo 2º, mais especificamente, no parágrafo único.

Percebi no olhar daquela mulher, uma momentânea alegria e alívio de receber informações que poderiam ao menos amenizar o seu sofrimento, tendo em vista sua situação precária econômico-financeira, bem como ausência de alguns conhecimentos, que a impossibilitava de lutar pelos seus direitos de forma digna.

Sei que foram poucos minutos de conversa, mas naquele momento, percebi o verdadeiro sentido de ser um operador do direito; Percebi que valeu à pena me debruçar nos livros, quando do período acadêmico e continuar me atualizando até os dias atuais; Percebi que um operador do direito, além de saber as legislações pertinentes à aplicação, tem de ser sensível à realidade da sociedade em que vive, bem como deve ter a percepção da real dimensão do seu papel de propagador e defensor dos direitos esculpidos em nossa legislação brasileira.









Comentários

  1. No mundo de hoje somos levados imperseptivelmente a sermos frios, penso que nos teologos temos que ter a mesma sencibilidade, parabens pelo blog continuarei, frequantando

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COMPREI UM IMÓVEL SEM A DEVIDA DOCUMENTAÇÃO, DEVO OU NÃO REGULARIZÁ-LO?

Quem já não ouviu de alguma pessoa a seguinte frase: "Não vou regularizar meu imóvel, pois é um gasto desnecessário"? Pois é, não foram uma ou duas vezes que ao atender clientes que precisavam regularizar seus imóveis me disseram a frase acima, pois entendiam eles que estavam gastando seu dinheiro em algo que não era necessário. Com muita tranquilidade e clareza procuro esclarecer aos meus clientes que este pensamento  poderia trazer-lhes muitos problemas futuros e busco mostrar-lhes que, na verdade, trata-se de um grande investimento em seu patrimônio e não um gasto desnecessário. Muitos, nos dias atuais, querem adquirir imóveis, porém se esquecem de que precisam ter alguns cuidados basilares não somente na sua aquisição, mas durante o exercício de sua posse ou propriedade. Para aqueles que compram um imóvel devidamente regularizado, com a matrícula em nome daquele que o está vendendo, e que se certificou de todas as certidões necessárias, quando da aquisi...

É Tempo de Cultivar os Sonhos Esquecidos

O ano de 2018 ficou no passado, e já iniciamos o ano de 2019. Muitos, na virada de ano fizeram promessas e traçaram metas, planos e projetos para suas vidas pessoais, profissionais e amorosas e cerca de menos da metade dessas promessas sequer sairão do papel, mas ficarão esquecidas em alguma gaveta ou em algum canto do coração. Mas há uma parcela muito pequena destes sonhadores que cumprirão suas metas e se dedicarão para realizar seus sonhos, com muito esforço, dedicação, organização e disciplina, cientes de que só depende de cada um a realização de seus sonhos. Temos que ter em mente que a cada ano que atravessamos em nossas vidas temos que realizar aquilo que desejamos e que nos motiva a vivermos nesta terra, pois a pessoa que não tem metas a serem seguidas está fadada a fracassar em tudo que colocar suas mãos. Aqueles que já perderam seus sonhos ou que estão com eles congelados por alguma razão, não podem perder as esperanças, mas devem se inspirar em exemplos de...

A Dracma Perdida

Todos nós já perdemos alguma coisa na vida. Todos nós já passamos por determinadas situações em que não entendemos o porquê de tantas dificuldades e complicações, por ter perdido o que mais nos era útil. As vezes questionamos as razões pelas quais temos de passar por dificuldades e problemas na vida, mas quase sempre nos esquecemos que da mesma forma que entramos em determinadas situações aparentemente insolúveis podemos sair delas com um grande aprendizado e de forma vitoriosa. É o que nos ensina a bíblia no evangelho segundo escreveu São Lucas, no capítulo 15, versículos 8-9, que diz: “ Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E, achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida”. O texto nos informa que esta mulher ficou preocupada por ter perdido uma de suas moedas, a tal dracma perdida. Momentos antes esta mulher ...